quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tambaqui na brasa e muito frio em Pacaraima


Depois de um merecido recesso de fim de ano já voltei ao batente pegando pesado. 2010 chegou trazendo novidades, uma delas, é que o calor infernal que faz aqui foi embora. Isso mesmo! Boa Vista, a capital micro-ondas do universo está fresquinha, fresquinha.
Culpa do verão; aqui fica mais frio nesta estação do ano e no inverno o bafo quente reina. Coisas do hemisfério norte. Por falar em frio, na semana após o reveillon, eu e Luísa subimos a serra em direção à Pacaraima, cidade que faz fronteira com Santa Helena do Uiarém, na Venezuela. Nunca pensei que em Roraima fazia tanto frio. Em alguns momentos da madrugada senti um frio que posso comparar com Garanhunhs quando está muito gelado. Me informaram que lá em Pacaraima chega a dar 8 graus. Que beleza!

Ficamos na casa de uns novos amigos e a farra foi de primeira qualidade. Vi como se faz um tambaqui na brasa, um peixe delicioso, se for bem feito.
Entrei na mata para caçar gnomos, acompanhado de Isaías, nosso artista índio, também chamado de Pajé Gogó de Arraia. Depois de quase 6 meses aqui estou aprendendo muitas lendas e costumes locais, que pretendo compartilhar. Mas nessa viagem para Pacaraima, o que aprendi mesmo foi a comer tambaqui assado com beju e pimenta Jiguitaia. Só faltou mesmo uma tigela de caxiri.

Um comentário:

  1. Que massa, acho que essa cidade deve ser a mais fria da região norte do Brasil. Acho que não chega a 8°C, pois a cidade está na latitude 0°. Em Garanhuns chega sim a fazer isso.

    ResponderExcluir